Tuesday 13 October 2009

Tōdai-ji


Este é, possivelmente, o templo mais famoso de Nara e um dos mais conhecidos templos Budistas do Mundo. Dentro dele, encontra-se um Buda que é mesmo grande mas tudo a seu tempo. Uma coisa estranha a constatar era quão diferente era a atmosfera no caminho/estrada, cheia de pessoas a ir e vir do templo, crianças a correr e os ocasionais veados; e a atmosfera nos lados dela, com os seus ribeiros, plantas e lagos a gritarem, com o seu corpo, movimentos e presença, a palavra "serenidade". Talvez esta coisa do Budismo dê mesmo uma iluminação espiritual.

Dito isto, a quantidade de pessoas era imensa, pelo feriado e pelo festival da cidade e isso fazia com que a fauna japonesa e os respectivos todos os rituais fossem facilmente observados. Por exemplo, numa espécie de altar redondo pudia-se acender um pau de incenso; depois, “lava-se" a cabeça com os fumos que dele saiam, coisa que, acreditam os que o estavam a fazer, tornava o cérebro e, consequentemente, a pessoa, agora, “fumada”, mais inteligente. Eu apenas me queimei a colocar o incenso, não foi muito inteligente da minha parte XD (drryyyy~)


* * *

Antes de entrar e, em boa verdade, também no caminho para o templo os guardiões olhavam, de cima para baixo para a multidão. Estas estátuas de madeira são lindíssimas e impressionantes. As suas faces tem uma expressividade que lembra tudo o que o Japão tem a oferecer de mais tradicional; e as posses em que encontram inspiram poder e temor: só vendo, I guess ^^,
Dentro de Todai-ji, a estátua magnífica e gigantesca de Buda, de quinze metros (só o olho tem um metro) ladeada de dois Budas mais pequenos, com apenas uns dez metros, dava uma tranquilidade inexplicável à multidão, ao templo e à atmosfera dentro deles. Cheios de ornamentos parecia um altar Budista normal (em que, em geral, não se pode tirar fotos) com ouro qb e as típicas estátuas de plantas e os simbolismos reminiscentes de uma certa zendade.


Por detrás dela, num dos cantos do templo o pilar com o famoso buraco, do tamanho da narina do dito, continha à sua espera uma fila enorme de crianças. Fica para a próxima a minha passagem lá pelo meio ^_^ Afinal, passar pelo dito, dá sorte.


À saída, a estátua assustadora, feita de madeira, de Pindola, um dos dezasseis mais famosos discípulos de Buda e mestre dos "poderes ocultos", que continha a promessa de curar a parte do corpo correspondente à parte dela que fosse tocada. Eu, por mim, toquei-lhe na cabeça, pelo menos é que o pessoal diz. No fim, fiz um amigo pequenino que se juntou a mim em serena contemplação dos campos do templo ~ sweet thing

1 comment:

  1. As fotos estão excelentes:)
    Resta imaginar a sensação de ver tudo isso pessoalmente;)

    ReplyDelete