Friday 23 October 2009

Avalanche de verbos

Lição quinze. Caos, confusão, loucura, dor e surrealismo. Hoje, em míseros trinta minutos foram dados os verbos akeru (abrir), shimeru (fexar), aruku (andar), hashiru (correr), tatsu (levantar slash ficar de pé), kakeru (sentar), tsukeru (ligar), kesu (desligar), noru (apanhar um veículo), oriru (sair de um veículo), norikaeru (trocar veículo), iu (comunicar), okureru (estar atrasado), hairu (entrar), deru (sair), suu (fumar), matsu (esperar), hanasu (falar), haku (calçar), nugu (descalçar). Vinte verbos, cada um com uma forma normal, a que aparece no dicionário, e uma forma respeitosa que se deve usar para falar normalmente.
É tudo? Claro que não! Além dessas duas formas verbais, foi também hoje ensinado a forma て (te), em que se transforma o final do verbo, mediante regras estranhas e sem sentido, consoante o tipo de verbo e a sua terminação. A formaて, essa, é usada numa quantidade enorme de frases e situações, a mais simples - apreendida também, pasmai! hoje - é para fazer pedidos. Verbo-na-formaて + kudasai = Por favor, pode ~verbo~.

Exemplo simples, com um verbo simples: matsu (esperar):

ここ で まって ください。
Koko de matte kudasai.
Aqui espere por favor. (literalmente)

Se repararem matsu e matte não são a mesma palavra, há uma conjugação verbal envolvida. Suponho que, no fim, a ideia da aula seja que saibamos a dita conjugação para todos os verbos novos que acabamos de apreender e para todos os que já sabíamos antes :s

とてもむずかしい。。。;_;

No comments:

Post a Comment