Sunday 25 October 2009

Impostos, subsidios e ganhos

Dinheiro e economia são daquelas coisas que, hoje em dia, muito se fala, por isso, e também por uma agradável dose de curiosidade, tentei saber, com quem por aqui vive à algum tempo, como é que funciona e que valores de dinheiro há por aqui.
Começando pela saúde, de que ainda sei pouco, o preço de uma consulta é muitíssimo mais caro que em Portugal, visto a ajuda do governo ser muito menos, talvez por uma nefasta influencia Americana. Por exemplo, um parto custa aproximadamente provavelmente cinquenta mil iens, as o governo ajuda com trinta e cindo mil. Isto balanceia-se com a segurança social que, aparentemente, é bastante boa, à boa maneira japonesa. O exemplo que me foi dado foi o de uma mulher divorciada, sem capacidade para trabalhar e com três filhos menores que, por lei, recebe setenta mil iens por filho, num total de duzentos e dez mil iens, quase quatro vezes o ordenado mínimo. O dinheiro para fazer este tipo de coisa vem de impostos que são taxados mediante a necessidade dos bens, muito como no nosso pequeno rectângulo. Dessa maneira, tudo o que se compra é taxado em, pelo menos cinco por cento, com alguns bens considerados extraordinários - tabaco e álcool, por exemplo - a serem taxados com valores muito mais altos. Os salários também raramente são brutos, dependendo do que se ganha e para quem se trabalha à impostos que podem ir até, no máximo, a partir de dezoito mil iens ganhos por ano, até quarenta por cento. Também existem impostos por viveres na cidade, por usares as estradas e potencialidades que ela te oferece, e impostos pelo espaço que a tua casa ocupa que vão crescendo com o número de metros quadrados mediante a sua localização. Por fim, como em tantos outros sítios do mundo (todos?) há impostos de gasolina, que mesmo assim nunca chega aos nossos preços, mantendo-se a menos de um euro, gás, automóveis, etcetc :|
No entanto isso não quer dizer que seja caro viver no Japão, muito pelo contrario. Se não fez mais nada o euro diminuiu muito a diferença entre os dois países (por uma inflação ridícula e uma subida de preços abismal, mas isso é outra história). O ordenado mínimo no Japão é cento e setenta mil iens: três vezes o nosso e, no geral, se não contarmos com as frutas e carne, as coisas não são assim tão caras como a nossa mente colectiva nos diz. Por exemplo, um bento de sushi, de tamanho normal para uma refeição, comprado à hora certa não custa mais de tercentos iens, pouco mais de dois euros. E depois há os arubaitos, os part time jobs, onde facilmente se ganha, em menos de vinte horas de trabalho por semana, oitenta mil iens, mais de vez e meia o nosso ordenado mínimo. Isto quer dizer que, por exemplo, é muitissimo fácil comprar um carro em segunda mão com dois meses de salário, embora este seja, muitas vezes, supérfluo, graças ao fantástico sistema de transportes públicos que existe.
Como diz o outro, é mais fácil viver no Japão do que parece, o grande problema é mesmo a língua :)

No comments:

Post a Comment