Sunday 18 October 2009

Kanji (二)  橋

Já devem saber que os kanjis são unidades simbólicas que representam uma ideia, abstracção ou conceito através de um "desenho" que pode fazer mais ou menos sentido. Hoje exponho aqui um kanji, talvez um bocadito complicado, cuja explicação achei ser válida: , ou seja hashi, ou seja ponte.
Se repararem bem, a parte esquerda deste kanji é uma redução estilizada do kanji de árvore - - que se entende facilmente como sendo a representação de uma árvore com alguns ramos descaídos. Isso faz sentido pois, primordialmente, as árvores eram o meio mais usado para fazer pontes improvisadas entre regatos ou ribeiros.
A segunda parte - - é um bocadinho mais difícil e, ignorando o seu significado, decompunha-mo-la na parte de baixo - - e, na parte de cima, isto () com um quadrado pequeno em baixo. E o que é que tal significa? A parte de baixo () simboliza uma ponte per si, ou seja, o pedaço de terra, pedra ou seja o que for, por onde caminhamos para nos deslocarmos de um sítio para o outro quando o caminho natural é demasiado côncavo para ser usado. Com um bocadinho de imaginação não é difícil lá chegar. A parte de cima - - é mais complicado, mas podemos assumir que é apenas uma modificação do kanji de pessoa - - que aconteceu por uma razão desconhecida; ou então uma modificação da parte esquerda do kanji de Eu ().
Dificuldades à parte se juntarmos o quadro temos uma pessoa a atravessar uma ponte perto de uma árvore ~ e que melhor imagética para simbolizar uma ponte do que essa?
:)




No comments:

Post a Comment