Wednesday 21 October 2009

História IV: Yamatai

Durante o fim do período Yayoi, à uns mil e novecentos anos atrás, o imperador chinês mandou enviados ao reino de Yamatai, que ficava localizado na ilha de Wa que, hoje em dia, se chama Japão. Lá, tais enviados, fizeram alguns apontamentos sobre esse povo diferente e até trocaram alguns presentes para, pensasse, promover a diplomacia entre os dois países. O problema disto é que, mesmo tendo uma importância pivô para analisar e descortinar o verdadeiro inicio da cultura japonesa, ninguém sabe onde é que Yamatai. Por outro lado sabe-se que, ou pelo menos assim escreveram os ditos chineses, esse reino era controlado chefiado ou dominado por uma mulher - Himiko - que, aparentemente era casada com um Deus e tinha poderes de mágicos(!).
A questão e uma questão que, até hoje, ninguém consegue, com cem por cento de certezas responder é: quem foi Himiko e como é que ela se liga, se é que se liga, com a eterna e descendente dos deuses, família imperial, a maior dinastia slash linhagem do mundo. Há várias opções. Ela podia ser apenas uma impostora, que enganou os enviados chineses; podia ser uma responsável pela zona a mando do imperador; podia ser mulher de alguém importante; etcetc. Como é claro, a esperança de todos os que buscam a identidade dessa mulher é que, a dita, os leve a uma conclusão sobre o reino que ela tinha (?) e, subsequentemente, ao inicio arqueológico e desprovido de mitos da cultura japonesa. Alas, ideias, correlações e causalidades mais ou menos engraçadas apontam para que ela pudesse ser a tia-avó do décimo imperador Sujin, cujo nome era Yamato-toto-hi-momo-so-hime no Mikoto, pois a descrição de ela ser, de algum modo, uma feiticeira encaixa. Por outro lado, onde está o seu túmulo e, será que ele nos daria uma ideia de onde foi Yamatai? Finalmente, quanto é que se pode confiar nas descrições chinesas quando as mesmas misturam história com mito com uma facilidade tal?
Seja como for, o que se sabe é que, as primeiras descrições históricas conhecidas do Japão vêem desses chineses - a compilação tornou-se no livro Nihon Shoki - e que temos de a usar da melhor maneira. Para ver uma ideia de como é o livro, passo um dos textos lidos na aula. Altamente recomendado, particularmente porque dá para ver o sentido de humor do professor ^^,


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Alice* and the Chopstick

(Adapted from the Nihon shoki chapter for Sujin, entry for the 10th year 7th month 27th day. Based on Aston’s translation. The main figure in this story is identified in the chapter as the great-aunt of Sujin, the 10th monarch in the official genealogy of the imperial line.)

After this, Alice became the wife of Ōmono-nushi no Kami [the deity worshipped at Mt. Miwa, a sacred site in the southeast corner of the Nara basin]. This deity, however, was never seen in the daytime, but came at night. Alice said to her husband: "As I never see my Lord in daytime, I am unable to view his divine countenance clearly. I therefore beg him to delay a while, so that in the morning I may look upon his majestic beauty." The great deity answered: "Of course what you say is right. Tomorrow morning I will enter your cosmetics case and stay there. But I pray, do not be alarmed at my form."
Curious indeed, thought Alice. Waiting until daybreak, she looked into her cosmetics case – and there was a beautiful little snake, of the length and thickness of the cord of a garment. This frightened Alice, and she uttered a cry. Thereupon the great deity was ashamed, and suddenly changing into human form, said to his wife: "You did not contain yourself, but put me to shame: I will now put you to shame in turn." Rising into the sky, he returned to Mt. Miwa [given as "Mimoro," an alternate name]. At this, Alice looked up and was overcome with grief. Slumping suddenly, she pierced her genitals with a chopstick and died....Therefore the men of that time called her tomb Hashihaka [chopstick grave].
This tomb was made by men in the daytime, and by gods at night. It was built of stones carried from Mount Ōsaka; people standing close to each other passed the stones from hand to hand, thus transporting them from the mountain to the tomb.


*A pseudonym. Her real name, Yamato-toto-hi-momo-so-hime no Mikoto, is so long as to
render smooth reading difficult.

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