Friday 2 October 2009

Teste de ouvido

Nove da manhã e já estava tudo preparado. Os senhores responsáveis pela parte técnica estavam apostos e no terreno - wow né? - a dar a assistência necessária; a professora repete os avisos que já tinha dado no passado e tenta-se ajeitar com a técnologia e; depois de alguma espera meio nervosa, começamos o teste. No computador, o grafico sonoro azul ia passando à medida que os exercicios no eram ditados pelos auscutadores e, aquando de uma resposta nossa, um mesmo gráfico, desta vez vermelho, era construido. Muitas perguntas, algumas armadilhas, alguns esquecimentos, algum stress e muita dor de cabeça lá para o fim. Estar permanentemente atento ao que se ouve não é uma habilidade que treinemos muito de onde venho e decifrar um "dono" ou um "doko" no meio de uma frase dita em japonês é mais difícil do que parece.

Depois do dito, cuja minha nota não foi nada de mais, continuamos a aula que, sem surpresa, nos liquidificou a massa cerebral numa sopa glauca, pela velocidade do que nos faziam ouvir e pela aceleração do que nos obrigavam a repetir e responder. Que nem uma tortura, no final, havia quem chorasse de desespero, de ansiedade, de tristeza, mas principalmente, pela impossibilidade de escapatória. Talvez, quem sabe, este semestre haja quem volte ao seu país mais cedo do que o previsto.

5 comments:

  1. Não sabia que era assim tão puxado..
    Mas tu nunca desistes que eu sei :D É algo que te caracteriza.. Espero que esteja tudo bem.

    Mesmo que não me digas nada, vou acompanhando.te por aqui*

    Inês

    ReplyDelete
  2. Tu e eu ... mas se não houvesse desafio qual é que era a piada? ;)

    ReplyDelete
  3. trabalha miguel, trabalha... não pode ser só comer :P

    ReplyDelete
  4. O quê!... Se chumbarem podem regressar. Precisam aí do Socrates para transformar os chumbos em Novas Opurtunidade ?!... Eh, eh

    ReplyDelete
  5. >_>

    Can I want to study Japanese? -_-

    ReplyDelete