Tuesday 20 October 2009

Yakuza

Photo from Gideon Mendel/Corbis.

Uma das conversas que tive de ter com o marido da Rose-san foram os yakuza. A máfia japonesa é conhecida como uma das maiores e mais poderosas forças criminosas do mundo. De estrutura hierárquica e uma mentalidade que facilmente relembra os estóicos samurais de outrora são um mistério para todos os que fora dela se encontram. Este senhor, obviamente fora dessa organização, também não sabia muito mas, mesmo assim, lá conseguiu dar de comer à minha curiosidade.
Em primeiro lugar o mito do corte do dedo mindinho e das tatuagens é mesmo verdade. O corte do dedo, que torna os yakuzas particularmente reconhecíveis, o que, na sociedade japonesa, não é desejável, particularmente se fizermos parte de uma associação criminosa, é muitas vezes minuciosamente mascarado com próteses muitíssimo realistas unidas com um discreto anel e as ditas tatuagens são feitas por profissionais que de tão bons e prestigiosos que são, escolhem se a pessoa a que vão presentear o seu trabalho merece que assim o façam.
Depois, pelo que se sabe os yakuzas tem quatro grandes tipos de foco. Em primeiro lugar, o jogo organizado, coisa que, embora seja muitíssimo normal no Japão da máquinas electrónicas e solt-machines, deve ter apostas muito mais altas e dúbias quando um yakuza está por detrás da coisa. Segue-se a prostituição, cujo assunto eu em breve falarei, mas que, segundo a lei é ilegal e que, existindo tem os seus laços mais profundos com estas organizações. Finalmente, a última e mais perigosa actividade que estes grupos têm é a compra ou takeover empresarial, pelo que entendi um associado sobe ao quadros superiores da empresa e depois faz, provocando uma falência ou através de negócios obscuros que essa mesma empresa fique, directa ou indirectamente, a pertencer aos yakuza (e sim, eu sei que não deve ser bem assim, mas para algo mais credivel há sempre a Wikipédia). Estas pessoas, em particular, pelo que se diz são altamente inteligentes, bem-parecidas, educadas e em nada parecem criminosos.
No fim, parece que os mistérios dos yakuza permanecem, e provavelmente permaneceram, um mistério mesmo, afinal são das poucas organizações criminosas que, em tempo de crise, ajudam de forma pró-activa e organizada as pessoas, como aconteceu no gigantesco terramoto de Kobe em, se não me engano, mil novecentos e noventa e cinco. ~ sei que é impossivel, mas gostava mesmo de conhecer um enquanto estou por aqui XD

3 comments:

  1. :o omfg, isso é aterrador :x Senti-me num filme só de ler..

    Totalmente offtopic: ISTO AGORA VIROU PORNBLOG? Estou a ver uns pelos púbicos =$

    ReplyDelete
  2. Not my fault ~ nos ofurus só se pode ir entrar nu :)
    MAs é excelente ^^,

    ReplyDelete
  3. hmm..devias ver o Sonatine do Takeshi Kitano ;x


    ~shiranai~

    ReplyDelete