Monday 12 October 2009

Oosaka's Umeda

Saídos do evento da manhã e em Oosaka aproveitamos para conhecer uma das partes da cidade e a escolha foi o muito processemos distrito de Umeda. Da estação nem foi preciso sair para a luz do sol, lua ou nuvens para ver o que esse local nos reserva. Lojas, pessoas, mais lojas, mais pessoas. Embora Umeda seja um distrito, a enorme estação de metro liga-se com uma espécie de centro formigueiro gigantesco onde se encontra de tudo. Lojas de todas as marcas de roupa, sapatos, acessórios e mais alguma coisa; cabeleireiros e outras lojas especializadas em beleza; restaurantes de comias tradicionais e estrangeiras; e dezenas de encruzilhadas cada uma com o seu destino. Pode-se subir aos mais altos andares dos depatos (os El Corte Inglés cá do sítio), onde se pode comprar virtualmente qualquer coisa, ou descer às estações mais enterradas sem nunca se ver o céu, como se estivéssemos, muito literalmente, noutro mundo, constituído inteiramente por pessoas a caminhar para o nada, lojas coloridas chamando futilmente todos os que passam, cartazes vendendo sonhos impossíveis e betão pintado mediante a moda passageira. Certo, não será assim tão mau e, provavelmente, seria esperado que uma cidade com dois milhões e meio de pessoas, mas mesmo assim a alienação do espaço é algo de se experimentar.

Num dos depatos uma das meninas queria comprar um dicionário electrónico e, portanto, tivemos um tempo dentro de um desses colossos. Há mesmo de tudo por lá! Desde toda a panóplia tecnológica de máquinas, portáteis, câmaras e acessórios numa escala assustadora; jogos à venda e para serem experimentados por todos os que conseguissem chegar lá primeiro, coisa difícil pois o miúdo que lá estava nunca mais perdia; DVDs de filmes, series e OVAs de anime e filmes conhecidos por nós com capas e títulos japonizados; figuras (muitas!) que só se arranjam em Portugal em lojas especializadas (embora os preços não fossem tão mais baratos como se esperaria). Basicamente um paraíso para todos os que gostam de ver lojas de coisas mais ou menos interessantes durante umas horas completamente distintas do real das ruas não vistas do lado de fora.

Tive o meu momento, graças à insistência no meu gosto por anime, pouco depois disso: o que parecia ser umas voltas aleatórias foi, afinal, o caminho para chegar à loja da Jump, num dos recantos da estação slash centro comercial slash formigueiro em que nos encontrávamos. A Jump, como todos devem saber, é a responsável pela publicação de uma parte substancial das mangas mais lidas por esses recantos (embora não necessariamente as melhores). Êxitos como o tristemente louvado Bleach, o cada vez mais decadente Naruto, o engraçado Fairy Tail, o brilhante Bakuman, e o indescritível por palavras e fenomenalmente épico One Piece, vêem todos da massiva corporação de manga. Aqui, na loja, havia de tudo: pins de todas as personagens e mais algumas; todos os volumes de praticamente todas as mangas; canecas, puzzles, posters, camisolas, toalhas e tudo o que se pode esperar duma loja temática. Muito engraçado, para dar uma vista de olhos e, particularmente, porque encontrei a manga do Wanted, o trabalho que com tempo viria maturar o já referido One Piece ~ pena estar em japonês, mas com sorte, lá para o fim deste ano já consigo ler umas páginas ^_^


2 comments:

  1. Final Fantasy *_*'

    (\(\
    (-_-)
    ( (")(")
    *********

    Não nos podes fazer coisas destas Miguel
    Graaaaarrrrrr

    ReplyDelete
  2. One Piece T_T

    Miguel... andas a matar-me aos bocadinhos.. só para avisar x.x

    ReplyDelete