Monday 14 September 2009

Tenri Omatsuri

Depois da manhã agitada e da paragem pela cama durante a tarde, o inicio da noite anuncia-se com um céu obscuro, uma atmosfera densa e o festival de Tenri. Eu não o sabia, mas o Open Campus coincidia com o 天理お祭り que é como quem diz, o festival da cidade de Tenri que dá o nome a este post. O contraste entre o que pairava sobre as nossas cabeças e a animação vista pelos nossos olhos é assustadora. Um palco imenso apresentava uma performance de dança (?) colectiva de vários grupos e as bandeiras gigantes esvoaçavam em cima da energia em forma humana que povoava o palco e o publico deste. A zona das comidas tinha montanhas de iguarias cujo nome eu não sei mas entre ele estava o onigiri, um prato parecido com comida chinesa de Portugal e frango (?) frito. ~Yume~
Depois do obrigatório hanabi, que até teve direito a uma contagem decrescente, tudo mudou. Como se automatizados pelo fim do festival, todos cumpriram um papel implicitamente definido: os visitantes dirigiram-se para a saída, os vendedores começaram a dar – sim, DAR, muhahahaha – as últimas sobras do que tinham preparado e a organização começou a desmontar e arrumar o palco, as cadeiras, as barracas e até os caixotes de lixo. Nem deu tempo de comer as iguarias oferecidas: o festival morre depressa com os voluntários mais jovens a procurarem, à luz do telemóvel, o lixo que poderia ter escapado aos olhos que os antecederam.

O fim da noite foi marcado por uma situação caricata e aparentemente rara: dois guardas de transito (!!!) numa troca furiosa de empurrões, que os colocaram no chão e tiraram bicicletas fora do seu descanso; sapatadas, com um sapato que veio dos pés de um deles; chapadas e provocações e caras em fúria. Não sei o que se passou mas a teoria do cansaço parece-me plausível. Alas, foi curioso constatar que ninguém se quis envolver, separar, ajudar ou até mesmo olhar para os dois lutadores de rua. Uma indiferença surpreendente, principalmente para quem vem de um pais como Portugal.


PS: quem quiser o video em *.mpg avise (^^,)
PPS: aqui está ele

3 comments:

  1. *Embora ave o medo que há do fim, a chuva apaga o fogo que há em mim... ouço a voz de quem me quer tão bem, e fico a ver se a chuva ouvirá também...*

    Estranho, salti esse post.
    well, hoje esteve um dia que irias adorar e de que eu própria já sentia bastante falta: trvoadas a ribombar e nuvens titânicas com gotas de água do tamanho de... escarros?

    xD
    perfeito e memorável lol!

    Claro que sabes qem sou... sim, sou eu mesmo lol :)
    eu sou o Demo!

    hanabi japonês deve sim, ser espantoso!
    tens é que ir ao hadaka matsuri... precisas de ser purificado lol
    tens que visitar Ise e o Templo de Amaterasu-õmikami.

    E esses emails?
    baka (é uma chatice não poder escrever em kana e kanji lol)

    Miss ye

    *

    Jezebell

    ReplyDelete
  2. Bem...já me fartei de rir hoje com as tuas aventuras por ai ..."terra" da manga e do anime!
    A serio!!
    Como é possivel as culturas serem tao distintas?!!
    Cada vez mais fascinada com o Japão! :)
    Mais dia menos dia deixas de ser gaijin :)

    Beijooooooooo

    ReplyDelete
  3. PS - *Ave = Lave* lol
    E sim, venha o vídeo.


    Jezebell

    *

    ReplyDelete