Friday 11 September 2009

SoftBank


Aviso: Os acontecimentos narrados aqui são reais até ao ponto que a minha percepção o permite.
[inicio aqui]



Antes de lerem isto quero que vejam o vídeo aqui embebido e tenham em mente que as quase duas horas que vou sumarizar foram, quase na sua totalidade, acompanhadas por essa e outras (igualmente … japonesas) publicidades a passar numa televisão próxima.

Tudo bem, tem-se uma conta bancária d/nos correios. O próximo passo é ir comprar o telemóvel e o que isso implica: ver os preços, tarifários, descontos, promoções, dinheiros, etc. Fácil? muhhahahaha! Não.
Felizmente esta tarefa de hoje ficou muito facilitada pelo dia de ontem (dia de orientação, que vai merecer um (?) post só para si, espero eu, em breve), onde apareceu a mesma problemática e pela prevenção de já ter passado pela loja anteriormente. As dificuldades linguísticas (de ninguém se entender na totalidade e serem precisos tradutores), culturais (eles tão mesmo, mesmo, dentro da tal caixa) e empresariais (a burocracia, mesmo a mais simplificada, está mesmo em todo o lado) passadas nos correios mantiveram-se mas um bocadinho mais atenuadas. Parece que também aqui a privada funciona melhor.

A questão aqui era simples. Para ter as promoções e descontos e vantagens que um estudante tem é necessário comprar um telemóvel. O problema é que, como ficamos aqui um único ano o contrato do dito telemóvel também terá um único ano, o que, para a empresa – SoftBank – é muito pouco. Isso quer dizer que o preço a que o telemóvel é disponibilizado, mesmo com as promoções, vantagens e descontos que eles dizem ter é caro. E, se caro para mim é acima de cinquenta euros, 200000円 é mesmo muito caro. Felizmente uma alma caridosa, mas mesmo muito caridosa, arranjou-me um telemóvel velhote e meio em mau estado (aparentemente os japoneses não se preocupam com o estado das coisas pois tem a certeza que a vão trocar em breve) que está em perfeitas de uso e em péssimas condições estéticas: perfect!
Ou seja, basicamente, em vez de pagar 490円 por mês vou pagar 1300円. Tenho, tal como nas promoções de estudante, chamadas à borla para a mesma rede da uma da manha até às nove da noite. Pago, tal como nas promoções de estudante, vinte e um cêntimos em cada trinta segundos e por cada sms, dentro das quatro horas fora desse horário. Para, ainda tal como nas promoções de estudante, 3円 por cada mail que mando do telemóvel. E, claro está, tenho um custo de activação, que em Portugal seria pago com o cartão em si, que é desprezível em relação ao preço exorbitante do telemóvel novo, bonito e moderno que eles me queriam por nas mãos.

hihihi great success!


No comments:

Post a Comment