Saturday 19 September 2009

Choque cultural (四)

O momento da despedida. Esse momento que, tantas vezes, se perde na memória, ofuscado pelo que se passou antes. A despedida depois de um jantar, um almoço, um café, uma passear pelo parque, um visitar um castelo ou um dia de escola. Essa despedida, que para nós (ou para mim, já nem sei) é um momento adiado até à última, de modo a desfrutar o máximo do tempo que temos com as pessoas que, caso o destino assim o decida não vamos ver mais, é, para os japoneses, um momento quase ignorado e, por isso mesmo, não há a mínima atenção nele. Eu posso estar enganado e ter tido azar nas minhas observações de situações, pessoas e grupos, mas é o que parece. Amigas de escola, nos seus já famosos uniformes despedem-se uma rua acima só porque uma corta, passados cinquenta metros, numa outra direcção. Depois de um dia cansativo passados juntos um “adeus, tenho de ir”, com a adição da quase automática vénia, fizeram as despedidas sem mais cerimonias e, como desconhecidos, cada um segue o seu caminho.
É prático? Claro que sim. É saudável? Provavelmente não, feito de forma tão institucionalizada e robótica na mente japonesa. Mostra algo sobre esta cultura? Claro que sim! Resta saber exactamente o quê.

3 comments:

  1. Aqueles Takoyakis parecem ter bom aspecto! :P

    E nao haja dduvida que os japoneses mostram se masi estranhos para mim a cada post que fazes.. lol

    Beijos*

    ReplyDelete
  2. Eu cá continuo a preferir as nossas despedidas :3 e continuo a preferir dizer k tenho saudades tuas e demonstrar os meus sentimentos^^ Ai tai! Kurorin~ e... e... também quero ir ao Japão T___T

    ReplyDelete
  3. Estou sem net *Sniff* T___T

    lol acho piada à maneira como a sensação de proximidade daquilo que é a cultura japonesa tem aumentado à medida que leio o blog...

    não me parece que seja só pelo facto de, como é visivel, o blog tratar precisamente disso.
    A parte gira é que conhecendo-te da maneira que conheço, acho que consigo estar, como que, "dentro de ti" e pensar aquilo que pensas... eh, you know what i eman.

    lol cuidado com a avaliação dos conceitos.
    "saudável"... és tu que achas que a atitude de que falas é insalubre, mas isso não quer dizer, que de acordo com o contexto, correcção, Mundo, onde agora te encontras, assim o seja.

    Mesmo os institntos e aquilo que faz originalmente parte da natureza humana, são açterados pela cultura em que cada um se encontra.

    Embora eu própria admita que detesto despedidas... e quando as temos em vista parece que o próprio tempo faz questão de passar ainda mais rápido, o ordinário! devia levar uma carga de porrada, isso é que era.
    O problema é que com a velocidade a que o tempo passa, chego a ter dificuldade em apanhá-lo e a sova que lhe prometo vai sendo constantemente adiada... entretanto o máximo que posso ir fazendo é tentar acompanhá-lo e praguejar contra ele.

    Ahah a propósito da menina que te tirou fotos... és uma aberração, um monumento ahahah xD vai-te preparando. vai a harajuku.
    by the way, como se chama esse templo? é o isonokami?
    se for tenho a impressão que é lá que está a kusanagi no tsurugi, espada usada por susanoo e uma das 3 regalias imperiais do japão.

    acho que me estou a esquecer que isto não é um mail lol.

    Once again... "inveja"
    T___T

    miss ye




    Jezebell

    *

    ReplyDelete