Friday 25 September 2009

Primeiro dia de aulas

Primeiro dia de aulas no Japão. E que dia! É certo que se conheceram-se algumas pessoas que, pelo que parece, me vão acompanhar durante os próximos longos dias de japonês, mas o que foi verdadeiramente surpreendente, novo e estimulante foram mesmo as aulas.
Começando às nove da manha e com o seu término ao meio dia e meia, foi o equivalente ao tempo de uma semana inteira de japonês em Coimbra. A aula começa fulminantemente com o hiragana que é dado em pouco mais de quarenta e cinco minutos, para horror da menina de Puerto Rico para a qual aquela foi a primeira aula de japonês de sempre. Aqui, ainda deu para aperfeiçoar a escrita com um exercício simples e denotar e/ou relembrar como é que se desenha correctamente o れ, わ, を, そ e etc. O hiragana em si foi ainda completo com vocabulário simples para treinar a leitura, matando dois coelhos com uma cajadada. Depois e sempre com uma velocidade rápida, na qual spacing out é mortal, sempre a contrastar com a velocidade lenta da fala da sensei – uff – começamos a lição um. Nesta, viu-se a as formar das frases normais positiva - です - e negativa - ではありません (sim com essa formalidade toda); o fazer perguntas simples - か - e as respectivas respostas - はい e いいえ; o dizer que somos estudantes, de uma dada nacionalidade, confirmar a nossa identidade e o dizer, e perguntar, se algo é isto ou aquilo. E ainda ouve tempo para a clássica pergunta do わ e da partícula は e para ver alguns kanji esquecidos no baú. A aulas, tendo apenas dez pessoas, tem uma dinâmica muito boa, sendo recheada de perguntas, respostas, fala e dialogo.
E desse modo terminou a primeira lição cujos exercícios, ouvir um CD (já feito!), foram para trabalho de casa. Claro que, não tendo acabado as três horas, começamos, com menos de trinta segundos de pausa, a lição dois. Esta, por enquanto, pois não a acabamos, tem o isto - これ - o aquilo - それ - e o também - も. E, claro está, uma quantidade enorme de vocabulário, felizmente recorrentemente relembrado durante o resto da aula.
No fim a ideia que ficou é que a aula é mais fácil do que seria de esperar, até porque à lá pessoas que nunca tiveram japonês nenhum mas que, pela sua duração e dificuldade de habituação e descodificação da língua é extraordinariamente cansativa. No fim, tinha a cabeça a latejar. O que, felizmente para mim, também foi partilhado com outros

Depois do almoça na cantina e de mais uns conhecimentos cruzados foi tempo da aula da tarde, dada em inglês, que se intitula Japonese Culture and Society. A aula, pelo seu nome, parece ser fantástica e tal foi exponencializado quando o professor – homem grande de olhos azuis e completamente fora deste mundo – disse que e eu cito, “The contento f this class is anime… well, anime and manga actually”. É verdade, a aula é sobre anime e manga. Esperem, esperem, deixai-me reconfirmar: uma AULA do ensino SUPERIOR sobre ANIME e MANGA. muhahahahaha!
Além do professor, parecer ser um grande fã de anime, de ser muitíssimo simpático e estar permanentemente a mandar piadas (You may find it hard to believe, I find it hard to believe myself, but there are people that don’t like anime! So, if this hasn't what you were expecting, you're free to leave) o clima da aula é suave, tranquilo e despreocupado como só uma aula sobre algo tão lúdico pode ser. O programa será focado na história da animação japonesa, os seus géneros e como funciona o influencia e deixa-se influencia global do anime de hoje em dia. Em cada aula vemos um excerto de um dado anime e discutimos, com base num texto, o que houver para discutir. Mal posso esperar pela aula dedicada ao Evangelion. Em suma, será uma das melhores cadeiras de sempre!

Taihen desu ne ~

PS: não é estranho o professor dizer que, já por duas vezes, um aluno que saiu da sala dele sem dizer nada, teve um ataque de epilepsia assim que saiu pela porta? hihi

1 comment:

  1. DAMN YOU, LUCKY BASTARD!
    lol

    aulas de anime e manga?
    isso é o paraíso lol



    Jbell


    *

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