Monday 15 February 2010

Última aula

É engraçado que esta seja a ou das primeiras coisas que aqui ponho sobre as aulas de inglês que dei no clube de inglês da escola primária slash segundaria de Nara. Hoje foi o último dia de aulas que darei este semestre e continuo a não entender as crianças no inicio da adolescência no Japão: são ainda mais estranhos do que o normal. Têm os relacionamentos, rituais e maneirismos mais vincados, estratificados e estereotipados do que conseguiria estar à espera à uns meses atrás. Vi, durante este tempo de tudo, desde miúdas a gritar por atenção até rapazes aos murros com a professora ao lado. Sim, no Japão, as crianças só parecem adoráveis ~ não fosse o meu interesse cultural da coisa e, por vezes, teria querido mandar um yamenasai! ao ar.
Alas, no fim do dia, existe a certeza de que foi uma experiência a recomendar a toda a gente que a possa fazer! Particularmente, porque, depois de aturar os mais novos, há a aula dos mais velhos em que dá mesmo para falar ... falar do Japão e da Europa e da América, e de sonhos e gostos, da cultura, do que é estranho, do que se viu e do que se quer ver, das coisas que se quer saber e das coisas que são atraídas pela curiosidade que é natural. Além de chatear as pessoas com perguntas atrás de perguntas sobre isto e aqui e o outro e o porquê e o como, o qual, o onde e o quando. No fim, ficou o tácito conhecimento meio perdido e abstracto de como funciona o Japão e a sua educação para crianças e adolescentes e, claro, uns quantos mails de telemóvel :)

PS: E, para todos os que querem saber, sim, toda a gente que é estudante por lá usa o dito e muito famoso uniforme que, para as meninas, tem mesmo um lenço ao pescoço e uma saia de pregas, uma camisa, sapatos pretos e meias brancas. Agora já não é assim tão surpreendente ver os ditos a navegar pelas ruas ~ mas quando há muitos, é uma visão para ser vista.

No comments:

Post a Comment