Monday 1 February 2010

Álcool

O chamado sake (alcool) ou nihonshu (alcool japonês) foi tema de uma pequena conversa hoje na aula que agora partilho com o meu eu futuro e com os demais. Primeiro, algo que ontem correu os noticiários do Japão um bêbado, de carro (sim, também os há por aqui) chocou com o carro onde viajava uma família - pai, mãe e uma filha de três anos - e atirou-os de uma ponte a baixo, local onde ambos estavam. Infelizmente, até ai, estamos dentro do campo da normalidade jornalística e portanto, se não houvesse a segunda parte da história não haveria tanto alarido. A novidade é que, depois do choque, pai e mãe foram buscar a filha ao carro que lentamente e afundava no mar; e, no entanto, esse, só por si heróico, feito, pelo destino cruel, não conseguiu assegurar a sobrevivência da criança, mesmo com ambos a troca-la para os braços de um e outro. O horror das suas feridas e os pesadelos que lhes assombrarão as noites, matéria emotiva com o mais alto nível, aparentemente fez muitos japoneses chorar e lamentar a perda e, ao mesmo tempo, oferece carne para os abutres dos media se banquetearem durante alguns dias.

A segunda "história", na sequência desta, lida com a punição. Aparentemente por cá, a multa para alguém ser apanhado embriagado na estrada é, no mínimo trinta mil yen, algo que rondará os duzentos e quarenta euros. Como é que é em Portugal? Mas o que é engraçado é que a policia pode ir à casa, ao carro, ao bar e a todos os sítios que se possam relacionar com essa bebedeira e, se forem encontradas pessoas que tinham conhecimento de que o individuo estava bêbado e ia conduzir, esses serão considerados cúmplices e pagaram a mesma quantia. Fair enough I supose.

Por fim, algo que deita alguma luz na cultura japonesa. Antigamente, era normal só se beber em festivais e em celebrações. Como o álcool nos faz mais "felizes" e tal é o papel dos Deuses, é da sabedoria popular que beber nos deixa mais próximos desses seres de felicidade eterna. Uma perspectiva interessante que, por um lado, explica o porquê de haver tantos feriados e celebrações e, por outro, coloca algumas raízes na cultura do álcool no Japão.

No comments:

Post a Comment