Monday 22 February 2010

Gomenasai

[29/10/2009-13:27]

No Japão gomenasai, a forma mais formal de gomen, é como se pede desculpa. Não o desculpe de "deixe-me passar" ou o "oops essa coisa que eu pisei era o seu pé", mas o desculpa por algo que foi por causa de algo que está egoisticamente relacionado com a pessoa que pede. Dito isto, os Japoneses exageram. Hoje a minha sensei, ao bater na mesa, pediu-lhe desculpa - à mesa! - de forma completamente automática e irreflectida. Isto é mais ou menos normal. Pede-se desculpa tantas vezes, em tantos (todos) lugares, por tantas coisas e a tantas (todas) pessoas que até à mesa, ao semáforo ou ao carrinho de supermercado se pede. Isto faz com que tudo seja muitíssimo educado mas que, em última analise, cada desculpa seja inteiramente despido de sentido. eu, pessoalmente, prefiro a minha estratégia.

No comments:

Post a Comment