Friday 12 March 2010

Omizutori (part I)

Foi o tempo de chegar ao Japão, ir para Tenri, comer qualquer coisa, avisar quem quer que seja, dormir uma horita ou assim e, ignorando o quarto que já viu muito melhores dias, ir a caminho de Nara para o festival que me fez voltar tão cedo: o Omizutori.
Esse ocorre uma vez por ano por esta altura no Nigatsudo, um subtemplo do complexo de que faz parte o Todai-ji que tem um Buda de quinze metros. Como esperado Nara estava a abarrotar, mesmo caminhado por trilhos secundários (perdidos!) e o local do dito festival estava impossível: hoje é o dia onde há mais tochas. Ou seja, este festival, que afugenta os espíritos maus do inverno, dá sorte e dá as boas vindas à primavera é, essencialmente, um espalhar de cinzas das varandas altas do dito Nigatsudo. Essas, vêem de tochas que são apresentadas, caminhadas, abanadas e, por fim, desfeitas, à vista dos deslumbrados espectadores que, estando em baixo, recebem as cinzas e toda a sorte que elas transmitem. Hoje é o dia em que há mais tochas, em que as tochas são maiores e em que há mais gente e eu ... confesso que fiquei desiludido...
Porquê? Porque as tochas vieram uma a uma, diminuindo em muito o espectáculo visual esperado. A primeira foto é de uma cartaz de apresentação do festival e, raios os parta!, é tirada com a durante uns bons minutos para dar esse efeito. Alem disso, a táctica de por o pessoal a circular: de modo ao máximo número de pessoas puder ver o dito foi posta em prática o que quer dizer que a azafama tirava muito do espiritualismo da cena.
De qualquer modo, graças à companhia e ao facto de se verem japoneses totalmente malucos com o espectáculos e ao parque de Nara ao crepúsculo e à noite ~ valeu a pena! :)

No comments:

Post a Comment