Sunday, 25 April 2010

Ouvir

Hoje, além de outras coisas que me fizeram doer a cabeça, estive de volta de um mp3 com pouco mais de treze minutos que continha o som de uma serie japonesa. A ideia era preencher uma folha, frente e verso, com as falas que entendemos, ou não, do dito ficheiro. Só duas horas depois é que cheguei ao fim da folha, com a certeza de que tenho bem mais de metade das falas erradas. O japonês falado é totalmente diferente do japonês que se aprende na segurança da escolinha ~ aiai ~

Friday, 23 April 2010

yakiniko

Este post pode parecer nojento a algumas pessoas, mas apresento-vos "yakiniko". É o correspondente a rodízio japonês. É essencialmente carne (peixe e vegetais também) crua a gosto e ao pedido que vem sempre que queremos e que temos de cozinhar numa espécie de pequena fogueira. É o inferno dos vegetarianos e o paraíso de quem come carne. Há de tudo: fígados, coração, bifes, estômago, entrecosto, carne vermelha, carne branca, lulas, camarões, etcetc... O único problema é mesmo o preço mas se forem como eu não comem muito no dia seguinte :)

Thursday, 22 April 2010

雨! (chuva)

Agora chove. Não é aquela chuva miudinha em grande quantidade, nem tão pouco a chuva grossa de poucos pingos: é o melhor dos dois mundos! Há muito tempo que não via chover tanto e com tanta pujança. O curto caminho da universidade até casa chegou para encharcar por completo o cabelo, o casaco e os sapatos. Por outro lado o cheiro, atmosfera, esvaziamento humano e naturalização do espaço é, no mínimo, agradável, no máximo, libertador :)

Tuesday, 20 April 2010

Pausa

Amanhã tenho teste de kanji. Tenho de saber como se lêem (obviamente todas as maneiras) e como se escrevem vinte e cinco kanjis que, há uma semana atrás nunca tinha visto. Para ajuda tenho o meu denshijishou, um dicionário electrónico com um sistema de reconhecimento de kanji, um papel com os apontamentos da aula e pouco mais. Agora estou em pausa, com dois deliciosos bolos de chocolate com banana.

Sunday, 18 April 2010

I'm alive report

Se é verdade que as sakuras acabaram, não é verdade que a primavera se desfez no tempo. As flores que florescem mais tarde estão, de momento, vaidosas, a mostrar-se ao Japão. Por outro lado, as gentes, estudantes que à alguns longos e curtos meses estão longe de casa, chegam a um ponto critico: é o inicio do semestre e muita coisa parece aparecer e desvanecer-se na rede de emoções e relações e ligações. Inicio do semestre também quer dizer aulas e essas estão mais difíceis: há mais de quarenta kanji para saber por semana, há textos para ler e fazer, há vocabulário para decorar e há gramática para descodificar por entre o japonês rapidíssimo dos professores. O tempo está imprescindível com o sol a dar lugar à chuva e a chuva a dar lugar a nuvens por onde o sol espreita.
As fotos são de ontem, fui a Osaka ver as ditas sakuras mais raras e tardias. O vendedor da segunda estava a verder, entre outras cosias, língua de boi que estava surpreendentemente boa :)

Saturday, 10 April 2010

O hoje prolongado

Suponho que devia dizer o que ando a fazer por estes lados. Estamos no inicio do fim da famosa, pequeníssima, bela e ocupada época das sakuras: as flores rosa, brancas e, até, azuis, abrem num esplendor ferocíssimo e, de seguida, as pétalas caem e nada sobra sem ser o tapete de pétalas no chão. Para os Japoneses é a metáfora perfeita para a efemeridade e o total descontrolo que temos sobre o que acontece numa vida dominada pela natureza e o destino. Sendo assim, o que não faltam é festivais e locais e festas para ir, ver, fotografas e experimentar.
Por outro lado as aulas começaram. Além do seguimento, muito mais difícil, complicado e com um professor on-crack do curso intensivo das manhãs no primeiro semestre, meti-me - e ainda não percebi porque - em aulas da tarde, com professores novos, manias e, mais importantemente, matéria e pessoas novas. E, embora haja aulas em inglês que se adivinham fantásticas, as aulas suplementares cheiram-me a dificuldades tramadas. Além disso, claro, há as normais arrumações que parecem infinitas, a loiça, a roupa, a limpeza, e tudo o mais. Finalmente, claro, o tempo aquece e o que será o Verão apresenta-se por entre as caídas pétalas: há insectos no ar, há lagartos, aranhas e sons que seriam de outros mundos se não fosse o hábito e a capacidade de adaptação.
Alas, indeed in my wonderland ... maybe!

PS: fotos do dia de hoje em Kyoto ~ há muitas mais, mas não há tempo para fazer um selecção a sério ~ uff

Monday, 5 April 2010

Kendo

O Kendo é uma arte marcial e os seus praticantes usam uma espadas de madeira chamada shinai, com que têm de bater no adversário. Como todas as artes marciais é verdadeiramente tramada de apreender com todo o detalhe, mesmo usando a vida toda para isso. Alas, hoje, depois de ter andado e visitado e fotografado o castelo de Osaka e as suas imensas sakuras ouvi pessoal a gritar, com uma selvajaria nunca antes por mim vista no Japão, e o que pareciam ser pedaços de maneira a bater uns contra os outros, como se os relâmpagos viessem de árvores e não das nuvens. Era um espaço de treino para antes marciais onde o pessoal estava a "treinar". Entre aspas porque aqui não parecia nada treinar: parecia que estavam a faiscas de se matarem uns aos outros. As pessoas caiam, davam os as espadas nas cabeças e mãos uns dos outros, gritavam e lançavam-se ao adversário como uma velocidade que os meus olhos cansados mas atentos mal acompanhavam.
O homem no centro da foto, por baixo da bandeira do Japão era o maior! Pela cara enrugada, devia ter uns cinquenta ou sessenta anos, e, pelo que observava, era o sensei dos mais avançados, visto que o pessoal que lutava contra ele devia ter uns trinta ou quarenta anos. Eu não percebia nada e duvido que isso tenha a haver com o facto de não saber as regras. Umas das coisas engraçadas era que, de vez em quando os alunos faziam, três vezes seguidas, uma investida que terminava com uma pancada fortíssima da espada na cabeça do homem - não me atrevo a chamar-lhe velhote - que não ripostava e que, no fim, mandava um grito daqueles que projecta uma aura que não se vê todos os dias.
Se vierem cá, vale a pena ~ os treinos começam todos os dias às quatro da tarde ^^

Medo?

Esta foto não é particularmente interessante. É tirada mais ou menos no meio da estrada mas, como se pode ver não havia carros nessa faixa. A localização é Osaka, Temmabashi, e o relógio aponta uma umas seis horas: hora de ponta portanto. Nesta altura andava eu à procura de mais um local para fazer hanami: ver e apreciar as sakuras em flor. O local permaneceu e permanece escondido mas, na altura da foto a esperança de o encontrar ainda existia. No momento que a câmara roubou ao tempo havia uma mulher nos seus trinta anos à minha direita: estava na paragem de autocarro e, talvez, tenha estranhado o meu comportamento. O que é certo é que, na minha inocência lhe quis perguntar, no meu mais polido e certo japonês, onde era a localização do tal local pelo que, de modo natural, me virei para ela e avancei um passo na sua direcção. Nunca mais vou esquecer (maybe) a sua reacção: depois de um salto brusco para trás e um abrir de olhos que revelavam surpresa, medo e desconforto; a mulher vira costas e, no jeito balanceado e lento de corrida japonesa, corre o mais rápido que os saltos lhe permitem para longe da minha pessoa.
É sabido que há japoneses que não gostam, não se sentem à vontade ou não entendem os estrangeiros (gaijin); também é sabido que eu não tenho a aparência mais vista por estes lados do mundo; e, por fim, é sabido que o desconforto entre sexos é grande no Japão. No entanto, dai a ter uma reacção tão violenta vai uma distância grande ... ou será que não? Já não é a primeira vez que me acontecem peripécias parecidas mas é a primeira vez de uma tão forte ~ well, suponho que há doidos para tudo :)

Sunday, 4 April 2010

Pascoa?

Em dia de pascoa, em país não cristão, a coisa que mais interessa é o florir da natureza e, em particular, das sakuras ~ Hoje fui a Kyoto e deliciei a vista com flores, festa, meninas em kimono, mais flores, japoneses bêbados e algumas coisas estranhas. Amanhã é a vez de Osaka ~ huhuu!