Monday 5 April 2010

Kendo

O Kendo é uma arte marcial e os seus praticantes usam uma espadas de madeira chamada shinai, com que têm de bater no adversário. Como todas as artes marciais é verdadeiramente tramada de apreender com todo o detalhe, mesmo usando a vida toda para isso. Alas, hoje, depois de ter andado e visitado e fotografado o castelo de Osaka e as suas imensas sakuras ouvi pessoal a gritar, com uma selvajaria nunca antes por mim vista no Japão, e o que pareciam ser pedaços de maneira a bater uns contra os outros, como se os relâmpagos viessem de árvores e não das nuvens. Era um espaço de treino para antes marciais onde o pessoal estava a "treinar". Entre aspas porque aqui não parecia nada treinar: parecia que estavam a faiscas de se matarem uns aos outros. As pessoas caiam, davam os as espadas nas cabeças e mãos uns dos outros, gritavam e lançavam-se ao adversário como uma velocidade que os meus olhos cansados mas atentos mal acompanhavam.
O homem no centro da foto, por baixo da bandeira do Japão era o maior! Pela cara enrugada, devia ter uns cinquenta ou sessenta anos, e, pelo que observava, era o sensei dos mais avançados, visto que o pessoal que lutava contra ele devia ter uns trinta ou quarenta anos. Eu não percebia nada e duvido que isso tenha a haver com o facto de não saber as regras. Umas das coisas engraçadas era que, de vez em quando os alunos faziam, três vezes seguidas, uma investida que terminava com uma pancada fortíssima da espada na cabeça do homem - não me atrevo a chamar-lhe velhote - que não ripostava e que, no fim, mandava um grito daqueles que projecta uma aura que não se vê todos os dias.
Se vierem cá, vale a pena ~ os treinos começam todos os dias às quatro da tarde ^^

5 comments:

  1. O grito chama-se kihai e a investida na cabela men (é o ataque base) ;)
    Kendo é mt hxc indeed

    ReplyDelete
  2. Já há algum tempo que acompanho este blog, que muito me atrai porque o meu sonho também é o de passar uns tempos no Japão. E aqui fico a saber mais sobre a "vida real" do Japão o que para mim é algo excelente.

    O kendo sempre foi A arte marcial que eu tive vontade de aprender, mas nunca surgiu a oportunidade...talvez um dia o consiga fazer...quem sabe até no Japão... :)

    Parabéns pelo excelente blog e boa sorte para o resto dessa aventura.

    ReplyDelete
  3. @Katorio ~ wow! Nunca pensei que houvesse mesmo pessoal a ler isto O.o Eu pergunto-me se o blogger tem um server status :)

    Anyway, pelas histórias que ouço por aqui praticar Kendo no Japão é um experiência não muito agradável ~ eles tem montanhas de regras, rituais e coisas do género que nós, sendo gaijin (estrangeiros) não entendemos. Acho que é possível vir cá estagiar quando se sabe alguma coisa, mas apreender do nada é muito, muito difícil. Única pessoa que se sabe que tentou ficou com um problema, provavelmente para a vida, nos tendões da mão :s

    Thanks for the reading n all :)

    ReplyDelete
  4. Ok, então mudei de ideias...se algum dia aprender vai ser cá por Portugal. lol

    Sim eu leio o blog quase desde o início...devido ao meu gosto pelo Japão (mas confesso que os meus conhecimentos são muito poucos), assim que tomei conhecimento dele vim cá espreitar.

    BTW, tomei conhecimento do blog através de um mail...que o seu pai enviou a colegas de trabalho, sendo uma delas a minha namorada. ^^

    Keep up the good work! ;)

    ReplyDelete
  5. Li agora este post e não posso deixar de comentar. Sim de facto o Kendo é uma arte marcial, tal como a Esgrima ocidental(termo mais genérico) também o é, com a diferença de que na Esgrima existem competições e são atribuídos pontos pelas estocadas e pela perfeita execução técnica das mesmas. Aliás se bem reparaste os equipamentos têm algumas semelhanças... De qualquer maneira faço-te umas sugestões, uma vez que estás aí: procura dojos onde se pratiquem estas artes marciais: Kenjutsu, Iaido, Kobudo e Aikido. Vai por mim, que vais gostar! Crazy Ronin

    ReplyDelete