Primeiro dia de aulas no Japão. E que dia! É certo que se conheceram-se algumas pessoas que, pelo que parece, me vão acompanhar durante os próximos longos dias de japonês, mas o que foi verdadeiramente surpreendente, novo e estimulante foram mesmo as aulas.
Começando às nove da manha e com o seu término ao meio dia e meia, foi o equivalente ao tempo de uma semana inteira de japonês em Coimbra. A aula começa fulminantemente com o hiragana que é dado em pouco mais de quarenta e cinco minutos, para horror da menina de Puerto Rico para a qual aquela foi a primeira aula de japonês de sempre. Aqui, ainda deu para aperfeiçoar a escrita com um exercício simples e denotar e/ou relembrar como é que se desenha correctamente o れ, わ, を, そ e etc. O hiragana em si foi ainda completo com vocabulário simples para treinar a leitura, matando dois coelhos com uma cajadada. Depois e sempre com uma velocidade rápida, na qual spacing out é mortal, sempre a contrastar com a velocidade lenta da fala da sensei – uff – começamos a lição um. Nesta, viu-se a as formar das frases normais positiva - です - e negativa - ではありません (sim com essa formalidade toda); o fazer perguntas simples - か - e as respectivas respostas - はい e いいえ; o dizer que somos estudantes, de uma dada nacionalidade, confirmar a nossa identidade e o dizer, e perguntar, se algo é isto ou aquilo. E ainda ouve tempo para a clássica pergunta do わ e da partícula は e para ver alguns kanji esquecidos no baú. A aulas, tendo apenas dez pessoas, tem uma dinâmica muito boa, sendo recheada de perguntas, respostas, fala e dialogo.
E desse modo terminou a primeira lição cujos exercícios, ouvir um CD (já feito!), foram para trabalho de casa. Claro que, não tendo acabado as três horas, começamos, com menos de trinta segundos de pausa, a lição dois. Esta, por enquanto, pois não a acabamos, tem o isto - これ - o aquilo - それ - e o também - も. E, claro está, uma quantidade enorme de vocabulário, felizmente recorrentemente relembrado durante o resto da aula.
No fim a ideia que ficou é que a aula é mais fácil do que seria de esperar, até porque à lá pessoas que nunca tiveram japonês nenhum mas que, pela sua duração e dificuldade de habituação e descodificação da língua é extraordinariamente cansativa. No fim, tinha a cabeça a latejar. O que, felizmente para mim, também foi partilhado com outros
Depois do almoça na cantina e de mais uns conhecimentos cruzados foi tempo da aula da tarde, dada em inglês, que se intitula Japonese Culture and Society. A aula, pelo seu nome, parece ser fantástica e tal foi exponencializado quando o professor – homem grande de olhos azuis e completamente fora deste mundo – disse que e eu cito, “The contento f this class is anime… well, anime and manga actually”. É verdade, a aula é sobre anime e manga. Esperem, esperem, deixai-me reconfirmar: uma AULA do ensino SUPERIOR sobre ANIME e MANGA. muhahahahaha!
Além do professor, parecer ser um grande fã de anime, de ser muitíssimo simpático e estar permanentemente a mandar piadas (You may find it hard to believe, I find it hard to believe myself, but there are people that don’t like anime! So, if this hasn't what you were expecting, you're free to leave) o clima da aula é suave, tranquilo e despreocupado como só uma aula sobre algo tão lúdico pode ser. O programa será focado na história da animação japonesa, os seus géneros e como funciona o influencia e deixa-se influencia global do anime de hoje em dia. Em cada aula vemos um excerto de um dado anime e discutimos, com base num texto, o que houver para discutir. Mal posso esperar pela aula dedicada ao Evangelion. Em suma, será uma das melhores cadeiras de sempre!
Taihen desu ne ~
PS: não é estranho o professor dizer que, já por duas vezes, um aluno que saiu da sala dele sem dizer nada, teve um ataque de epilepsia assim que saiu pela porta? hihi
Começando às nove da manha e com o seu término ao meio dia e meia, foi o equivalente ao tempo de uma semana inteira de japonês em Coimbra. A aula começa fulminantemente com o hiragana que é dado em pouco mais de quarenta e cinco minutos, para horror da menina de Puerto Rico para a qual aquela foi a primeira aula de japonês de sempre. Aqui, ainda deu para aperfeiçoar a escrita com um exercício simples e denotar e/ou relembrar como é que se desenha correctamente o れ, わ, を, そ e etc. O hiragana em si foi ainda completo com vocabulário simples para treinar a leitura, matando dois coelhos com uma cajadada. Depois e sempre com uma velocidade rápida, na qual spacing out é mortal, sempre a contrastar com a velocidade lenta da fala da sensei – uff – começamos a lição um. Nesta, viu-se a as formar das frases normais positiva - です - e negativa - ではありません (sim com essa formalidade toda); o fazer perguntas simples - か - e as respectivas respostas - はい e いいえ; o dizer que somos estudantes, de uma dada nacionalidade, confirmar a nossa identidade e o dizer, e perguntar, se algo é isto ou aquilo. E ainda ouve tempo para a clássica pergunta do わ e da partícula は e para ver alguns kanji esquecidos no baú. A aulas, tendo apenas dez pessoas, tem uma dinâmica muito boa, sendo recheada de perguntas, respostas, fala e dialogo.
E desse modo terminou a primeira lição cujos exercícios, ouvir um CD (já feito!), foram para trabalho de casa. Claro que, não tendo acabado as três horas, começamos, com menos de trinta segundos de pausa, a lição dois. Esta, por enquanto, pois não a acabamos, tem o isto - これ - o aquilo - それ - e o também - も. E, claro está, uma quantidade enorme de vocabulário, felizmente recorrentemente relembrado durante o resto da aula.
No fim a ideia que ficou é que a aula é mais fácil do que seria de esperar, até porque à lá pessoas que nunca tiveram japonês nenhum mas que, pela sua duração e dificuldade de habituação e descodificação da língua é extraordinariamente cansativa. No fim, tinha a cabeça a latejar. O que, felizmente para mim, também foi partilhado com outros
Depois do almoça na cantina e de mais uns conhecimentos cruzados foi tempo da aula da tarde, dada em inglês, que se intitula Japonese Culture and Society. A aula, pelo seu nome, parece ser fantástica e tal foi exponencializado quando o professor – homem grande de olhos azuis e completamente fora deste mundo – disse que e eu cito, “The contento f this class is anime… well, anime and manga actually”. É verdade, a aula é sobre anime e manga. Esperem, esperem, deixai-me reconfirmar: uma AULA do ensino SUPERIOR sobre ANIME e MANGA. muhahahahaha!
Além do professor, parecer ser um grande fã de anime, de ser muitíssimo simpático e estar permanentemente a mandar piadas (You may find it hard to believe, I find it hard to believe myself, but there are people that don’t like anime! So, if this hasn't what you were expecting, you're free to leave) o clima da aula é suave, tranquilo e despreocupado como só uma aula sobre algo tão lúdico pode ser. O programa será focado na história da animação japonesa, os seus géneros e como funciona o influencia e deixa-se influencia global do anime de hoje em dia. Em cada aula vemos um excerto de um dado anime e discutimos, com base num texto, o que houver para discutir. Mal posso esperar pela aula dedicada ao Evangelion. Em suma, será uma das melhores cadeiras de sempre!
Taihen desu ne ~
PS: não é estranho o professor dizer que, já por duas vezes, um aluno que saiu da sala dele sem dizer nada, teve um ataque de epilepsia assim que saiu pela porta? hihi
DAMN YOU, LUCKY BASTARD!
ReplyDeletelol
aulas de anime e manga?
isso é o paraíso lol
Jbell
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